#CaiuNaRede: Bolsonaro decretou emergência em fevereiro por causa da Covid-19, mas minimizou doença ao chamar de ‘gripezinha’ 0

Mensagem que circula no WhatsApp diz que presidente teria sido o primeiro a combater o vírus

Lia Soares (Favela em Pauta, especial para a Lupa)

Circula nas redes sociais uma imagem que afirma que o presidente Jair Bolsonaro teria decretado estado de emergência ainda em fevereiro. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Governo federal decreta estado de emergência para conter coronavírus no Brasil. Bolsonaro também enviou ao Legislativo PL que cria quarentena e torna exames, vacinação e tratamento obrigatórios. 4.fev.2020 às 13h15. Atualizado: 4.fev.2020 às 19h44”

Trecho de post que circula no WhatsApp

VERDADEIRO, MAS…

A informação é verdadeira. O governo federal decretou estado de emergência ainda em fevereiro, conforme noticiado em vários jornais, inclusive na matéria que aparece no print, da Folha de S. Paulo. No entanto, é importante lembrar que Bolsonaro minimizou por diversas vezes a gravidade da Covid-19, como por exemplo quando chamou a doença de “gripezinha” e “resfriadinho”.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil. 

Assine a nossa newsletter