Siga o FP nas redes sociais

Cultura

Primeiro Dialoga Baixada de 2020 terá como tema o Carnaval e a Cultura Popular

Renato Silva

Publicado há

no dia

O Voz da Baixada inicia hoje a agenda do Dialoga Baixada, encontro mensal onde são debatidas questões de urgência social tendo como centro do diálogo o território local. O evento acontece às 18 horas desta quinta-feira (20) com o tema “Carnaval e Cultura Popular como Resistência”.

O clima pré-carnaval pode parecer tempo impróprio para realização de debates, afinal quem é que gostaria de discussões sérias durante o festejo? Justamente o Voz da Baixada, através de um tema leve e divertido o coletivo de mídia livre vai debater a importância de defender a cultura do povo brasileiro.

O momento é mais que favorável a pensar e celebrar as histórias, tradições e a maneira inventiva que o nosso povo tem para levar a vida em meio a tanta dificuldade. A cultura do povo diz muito sobre nossas origens e preservar as histórias que ela conta pode ser ainda mais importante em um momento de ataques à cultura nacional. 

Para o Heraldo HB, animador cultural e mediador do evento, a cultura do povo é o que prova a soberania dele, independente de rótulos simples como cultura popular ou apenas o folclore. “A cultura do povo brasileiro é muito importante por que ela é uma lição dos modos de estar na vida. Essa cultura é inventiva, muito criativa e solidária, contrária à cultura do consumismo, ela na verdade é muito generosa, isso é importante dizer”.

Ainda de acordo com HB, que também é responsável pelo Gomeia Galpão Criativo em Duque de Caxias, muitas pessoas cometem o erro de acreditar que a cultura do povo é coisa do passado, mas isso é um erro. “Na verdade a cultura popular é o presente, ela é sofisticada, diversa e acolhedora. Um grande exemplo em momentos de crise, como essa política e ética que a gente está vivendo, é olhar para as formas como o povo constrói sua cultura”, finaliza Heraldo.

O Dialoga Baixada – Carnaval e Cultura Popular como Resistência vai contar com a mediação de Heraldo HB, animador cultural, escritor, produtor audiovisual e integrante do Cineclube Mate Com Angu, Gomeia Galpão Criativo, do site Lurdinha.Org e o Ponto de Cultura Lira de Ouro.

Esta edição conta ainda com os convidados Marlucia Santos de Souza, mestre em história pela UFF. Diretora do Museu Vivo do São Bento e do Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias. A Dona Nora, da Folia de Reis Flor do Oriente, e Dona Vera, rainha do Maracatu Baque da Mata, movimento de cultura regional formado por músicos e articuladores culturais em Nova Iguaçu.


Serviço

Endereço: Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola – Av. Governador Leonel de Moura Brizola, S/N – Centro, Duque de Caxias – RJ, 25010-007
Data: 20 de fevereiro
Horário: 18h

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário