#CaiuNaRede: É falso que flúor da pasta de dente calcifica a glândula pineal 0 257

Vídeo publicado no TikTok afirma que creme dental não faz bem à saúde bucal e que prejudica o cérebro. Além de não ter embasamento científico, a postagem aponta que o flúor contido na pasta de dente causa danos à glândula pineal, no centro do cérebro. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“O flúor ele calcifica a sua glândula pineal, que é uma glândula que a gente tem bem lá no centro da cabeça e que ela é responsável pela sua conexão ao criador.”

Vídeo publicado no TikTok que, até as 19h do dia 22 de setembro de 2020 tinha 129,6 mil curtidas.

A informação é falsa. O flúor contido na pasta de dente não calcifica a glândula pineal. Segundo o neurocirurgião Helton Martins, coordenador de pós-graduação de Neuroenfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, a quantidade de flúor presente no creme dental não oferece riscos à saúde. O médico ressalta, ainda, que a Sociedade Brasileira de Odontologia, a Food and Drugs Administration e a Academia Americana de Odontopediatria orientam que crianças utilizem creme dental fluoretado desde o nascimento dos primeiros dentes. Ele destaca que crianças que não sabem cuspir devem usar, preferencialmente, pasta de dentes sem flúor.

Dentistas do mundo inteiro adotam a substância na prevenção de cáries e em tratamentos odontológicos. No Brasil, a fluoretação da água em sistemas de abastecimento público é garantido por lei desde 1974, como método de controle de cáries da população. A substância também pode ser encontrada em alimentos da dieta básica do brasileiro, como o arroz e o feijão. 

No vídeo, a influencer acrescenta ainda que a calcificação dessa glândula é responsável pela desconcentração de fiéis durante cultos religiosos. Caso haja uso exagerado do flúor, pode haver uma intoxicação chamada fluorose, segundo o Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, do Ministério da Saúde. A fluorose provoca manchas nos dentes e náuseas, vômito e dor abdominal, em casos mais graves.

A glândula pineal é uma estrutura no cérebro responsável pela produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. Especula-se a possibilidade de existência de outras funções, mas não há consenso científico sobre elas.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Assine a nossa newsletter