Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma página no Facebook publicou um vídeo e, na legenda, havia um link para fazer a solicitação da sétima parcela do Auxílio Emergencial do governo federal. Ao clicar nesse link, o usuário era direcionado a um suposto cadastro oficial. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

Texto de página onde supostamente poderia ser solicitada a sétima parcela do Auxílio Emergencial

O link para a solicitação da sétima parcela do benefício é falso. Todas as informações oficiais sobre o Auxílio Emergencial são disponibilizadas pelo site da Caixa Econômica Federal. A página não tem nenhuma relação oficial com o governo federal ou com a Caixa Econômica, e direciona para um link cujo domínio, “litelink.at”, é registrado na Áustria e não é de propriedade da Caixa ou do governo brasileiro.

Esse tipo de página pode ser usada para roubo de informações pessoais, senhas e outros tipos de golpe. Não acesse nenhum site sobre o Auxílio Emergencial ou outros programas de governo sem antes se certificar que ele é oficial. Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

*Imagem destacada por Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bastidores do FP

Receba mensalmente nossos conteúdos e atividades com a comunidade.

You May Also Like

#CaiuNaRede: Bolsonaro decretou emergência em fevereiro por causa da Covid-19, mas minimizou doença ao chamar de ‘gripezinha’

Mensagem que circula no WhatsApp diz que presidente teria sido o primeiro…

#CaiuNaRede: É falso vídeo que mostra cédulas de votos sendo jogadas no lixo

Vídeo viralizou durante a apuração dos votos na eleição americana de 2020…

#CaiuNaRede: É falso que não haverá vacina contra a Covid-19 na China

Print com afirmação foi divulgada por uma pessoa que diz ser morador…