Giro nas eleições: Veja o que rolou no primeiro encontro 1 262

Benedita da Silva (PT), que respondeu sobre diversos temas e pontuou os principais planejamentos políticos. 

A Casa Fluminense e a ONG Ciudadanía Inteligente, junto à mais de vinte organizações sociais atuantes na cidade do Rio de Janeiro, realizou nesta quinta-feira, 8, o primeiro dia do Giro nas eleições. O evento é uma série de encontros com candidatos à prefeitura durante o mês de outubro por transmissão ao vivo no Facebook da Casa Fluminense, de 10h30 às 12h.

Candidatos como Benedita da Silva (PT), Renata Souza (PSOL), Eduardo Paes (DEM) e Marta Rocha (PDT) confirmaram presença nos encontros em que, além da participação presencial de representantes de organizações sociais, também conta com um espaço para receber perguntas dos internautas.

A cobertura do evento pode ser acompanhada através do Twitter do Favela em Pauta com o uso da hashtag #Gironaseleições. Para saber o que rolou hoje, acompanhe um pouco do bate-papo com a primeira entrevistada do Giro, Benedita da Silva (PT), ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro e deputada federal.

#Gironaseleições: Caso seja eleita, qual é o local da sociedade civil em um futuro Governo? E, como você pretende envolver a sociedade civil na construção do plano de metas de um futuro governo da senhora? (Henrique Silveira, representante da Casa Fluminense)

R.: Sem participação popular não tem condição de governar. Parece apenas uma rima, mas o que nós estamos assistindo, até por conta da nossa militância cotidiana e pelos nossos mandatos, nós sabemos que está havendo um esvaziamento das organizações sociais de controle da execução das políticas públicas. Nós não temos outra saída a não ser essa de empoderar no território para que a gente avance dado o fato do sucateamento. Mas, o fato é que nós estamos vivendo um autoritarismo, além do abandono. Temos uma série de instituições das quais o Governo atual não está fazendo uso, mas certamente nós (caso seja eleita) estaremos através de todos os canais.  Da nossa parte, de minha parte e da vice-prefeita Enfermeira Rejane (PCdoB), nós temos certeza que a nossa prefeitura será uma prefeitura participativa. 

Envolvimento Social é uma das principais pautas da candidata Benedita da Silva (PT) | Imagem: Mauro Calliari, Huffpost

#Gironaseleições: Sendo o município do Rio de Janeiro um ator importante para a promoção de igualdade racial, para a senhora, como a futura prefeita da cidade do Rio, pode priorizar a adoção dos marcos estabelecidos pelo Estatuto da Igualdade Racial e a transversalização racial dos instrumentos e planejamento com o plano diretor? (Antonio Francisco, pai da ex-vereadora Marielle Franco e um dos fundadores do Instituto Marielle Franco)

R.: A gente poderia dizer que isso é uma coisa tão fácil, né? Mas não é. Nós acabamos de ter essa conquista da participação do negro na política e que pudessemos tratar da proporcionalidade da representação e da distribuição dos recursos, da participação nos programas televisivos. Foi uma conquista que veio oriunda do Estatuto da Igualdade Racial que, infelizmente, na reforma eleitoral, não conseguiram aceitar  a inclusão que a gente colocava das ações afirmativas para negros e negras. Nós temos um compromisso direto com a transversalidade das políticas públicas para o combate a esse racismo e nós não podemos enxergar isso sendo uma questão identitária pura e simplesmente: a maioria da população no Rio de Janeiro é feminina e negra, então não é uma questão identitária, estamos falando da maior parte da população cujo perfil está hoje dormindo embaixo da ponte, identificamos essa população na lista dos desempregados, na lista da desocupação que a prefeitura vem fazendo de dar dor no coração. As pessoas perderam o emprego, deixaram de ter dinheiro para pagar o aluguel. Então, se você tem uma discussão de política habitacional e não tem esse recorte da população, você não vai conseguir avançar. Transversalidade e o orçamento são garantidos para que a gente dê conta dessa desigualdade social e racial que existe.

As Instituições participantes do GIRO 2020 realizaram perguntas para a candidata. Foto: Mayara Donaria

#Gironaseleições: No início deste ano, a Câmara Metropolitana aqui do Rio aprovou a proposta do BNDES de pensar na concessão do saneamento básico, dividindo o município em quatro blocos, onde cada parte ficaria com uma empresa diferente. E a gente queria saber qual é a avaliação da candidata sobre essa concessão e como a senhora pretende trabalhar a ampliação dessa coleta e, inclusive, saber se a senhora acha que privatizar a CEDAE era errado, considerando que é uma empresa que teve um bilhão de lucro somente em 2019. (Elena Wesley, Data_Labe)

R.: A começar pela privatização, nós não acreditamos em privatizar a CEDAE. Nós já temos essa dificuldade em que a CEDAE não sobe morro e a gente vai fazer subir, vai fazer prestar esse serviço porque é parte da prefeitura fiscalizar. Não basta dizer que o saneamento é do estado, precisa ter saneamento. Não depende só da comunidade. Nós vimos que, com a pandemia, a comunidade que estava tirando o lixo, limpava a vala. Tudo fica por conta da comunidade como se a prefeitura nada tivesse a ver. Saneamento é uma coisa que ninguém fala porque dizem que é caro e que ninguém vê, mas a gente sabe que a falta de saneamento leva a morte. Nossa política é essa: política de saneamento, a CEDAE é também de responsabilidade da prefeitura que tem seus acordos e competência de fiscalizar no município a implementação das ações da CEDAE, nós vamos nos entender com o Estado para isso. 

A candidata Benedita da Silva possui críticas à privatização da CEDAE. Foto: Reprodução Instagram @cedaerj

#Gironaseleições: A gente precisa saber, como sociedade, qual é o seu plano para o sistema de transporte público, principalmente ao que diz respeito à gestão, operação e ao custo da tarifa para o usuário? (Clarisse Linke, ITDP Brasil)

R.: Dentro da possibilidade que nós temos, primeiro precisamos rever esses contratos e repor essas linhas que eles tiraram, porque o nosso compromisso é com o usuário e não com o dono da empresa. Hoje, a gente não tem condição para tarifa zero, mas, na medida em que formos melhorando as condições dos transportes, poderemos ter a tarifa sendo reduzida gradativamente. 

A dificuldade com o transporte público, segue sendo uma das principais reclamações da população  Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

#Gironaseleições: Diante do quadro de restrição orçamentária imposto pela emenda 95, que, só no ano de 2019, retirou do orçamento da saúde cerca de 20 bilhões e, também uma redução de repasses nos últimos três anos na ordem de 500 milhões de reais do Ministério da Saúde para a cidade do Rio de Janeiro, em decorrência da redução das equipes, da cobertura e da produtividade das equipes da atenção básica e da saúde da família, a gente teve uma redução de quase 20% nos últimos três anos de cobertura só na cidade do Rio de Janeiro. Como a senhora pretende equalizar esse cenário onde a gente tem uma queda de receita em que há uma necessidade ampliar o acesso na atenção básica com qualidade para a população em um cenário pós-pandemia, em recessão e de grande envelhecimento populacional?  (Claudia Cruz, especialista na área de saúde)

R.: Nós entendemos que a questão da pandemia só veio colocar bem obviamente o que já estava acontecendo nesse país com o teto 95 de gastos, que o Governo insiste em dar sequência. Como nós sabemos que a Clínica da Família é extremamente importante também, nós vamos buscar fazer as reaberturas das Clínicas, trazer os – aproximadamente – seis mil que foram demitidos em plena pandemia pelo Governo Municipal. Vamos reativar as UPA’s, mas, sobretudo, temos que ter profissionais especializados para realizar esses atendimentos. 

A candidata Benedita da Silva (PT) e a sua vice Enfermeira Rejane (PCdoB) foram as primeiras convidadas do Giro 2020. Foto: Mayara Donaria

É possível visualizar a entrevista completa da Benedita da Silva (PT) através do Facebook ou YouTube

Na próxima semana, 14/10, às 10h30, a candidata Renata Souza será a convidada do segundo dia do evento #Gironaseleições! Acompanhe o evento através do link: http://bit.ly/EncontrosPrefeitaveis

*Foto em destaque: Mayara Donaria

Assine a nossa newsletter