IDPN denuncia racismo em live do Canal Prerrô 5

Apresentador reduziu o currículo do advogado Joel Luiz Costa à sua vivência pessoal e ignorou sua produção de conhecimento. O Instituto aponta racismo.

O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) produziu um vídeo para denunciar o racismo sofrido pelo advogado, ativista e empreendedor Joel Luiz Costa no último sábado (26). Em uma transmissão ao vivo no Youtube sobre o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, o apresentador Gustavo Conde, anunciou o advogado como alguém que “formou-se em direito com a ajuda do pai, que sustentava a família atuando no tráfico de drogas”. 

No vídeo, o IDPN afirma que “reduzir uma pessoa negra apenas à sua vivência, apagando completamente sua produção intelectual e profissional tem nome, é RACISMO”.

Ainda sobre a conduta assumida pelo apresentador, o IDPN também alerta para a prática antirracista além do discurso. “Observar-se e atuar contra o racismo é um papel dos brancos, e isso deve ser uma prática diária para que não seja mais necessário chamarmos a atenção para as suas ações”.

Joel também se pronunciou em seu Twitter e enfatizou sua formação. Ele é advogado, pós-graduado na Academia Brasileira de Direito Constitucional, líder comunitário na favela do Jacarezinho, co-fundador e coordenador executivo do Instituto de Defesa da População Negra, fundador e coordenador executivo do Núcleo Independente e Comunitário de Aprendizagem (NICA), e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, do IBPEA, da RAPP e do IBCCRIM, no qual também é coordenador. 

Diferente da forma como apresentou o advogado, Gustavo Conde anunciou os outros convidados listando títulos, cargos e formação acadêmica. Estavam presentes na transmissão ao vivo o jurista Carlos Ayres Britto, o músico José Miguel Wisnik e a procuradora da república, Eugênia Gonzaga. 

O Favela em Pauta entrou em contato com o Grupo Prerrogativas, idealizador do evento juntamente com o Movimento “Vozes do Silêncio contra a Violência de Estado”, mas não teve retorno. O espaço segue aberto.

Imagem em destaque: Reprodução YouTube | Edição: Gabi Coelho.

Assine a nossa newsletter