#CaiuNaRede: Amazônia está sim pegando fogo, e gás carbônico não impede incêndios na floresta 0 29

Circula nas redes sociais um vídeo com uma suposta explicação de que a Amazônia não estaria pegando fogo graças à concentração de gás carbônico na floresta. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Se fala que está se queimando a Amazônia. Queimando onde? Queimando como se o oxigênio que seria suficiente para manter a chama não consegue?”
Trecho de vídeo postado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Instagram em que um guia turístico supostamente comprova que a Amazônia não pega fogo por causa da concentração de gás carbônico. A publicação teve mais de 218 mil visualizações até as 20h30 do dia 5 de outubro de 2020.

FALSO

A informação divulgada no vídeo é falsa. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só o mês de setembro registrou mais de 31 mil focos de incêndio na Amazônia.

Durante a demonstração, o entrevistado afirma que o fogo não se espalha por conta da concentração de gás carbônico na floresta, resultado da umidade da região. O homem faz um teste que supostamente provaria que é impossível que o fogo se alastre na mata. Apesar da umidade da Amazônia ter impedido incêndios no ano passado, o país encarou um cenário diferente em 2020. Em maio deste ano, dados dos satélites Grace, da Nasa, mostraram que o leste da Amazônia e o Cerrado tinham muito menos águas subterrâneas que o normal, o que indicava futuras secas. Esses dados, com os do Inpe, apontaram para a conjuntura atual: o solo mais seco, as temperaturas mais altas, e as águas subterrâneas escassas. A seca, somada ao crescimento do desmatamento, são duas das causas apontadas por pesquisadores para o aumento das queimadas na região.

A equipe do Favela em Pauta tentou contato por e-mail e por telefone com a assessoria de imprensa do deputado Eduardo Bolsonaro. Até a publicação deste texto, não teve retorno. A equipe também tentou contato pelo telefone que está no site do deputado, mas o número não existe. Caso haja retorno, a matéria será atualizada com o outro lado.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Editado por: Marcela Duarte

*Imagem em destaque: Bruno Kelly / Amazônia Real

Assine a nossa newsletter