Um mapa para dar visibilidade às iniciativas de combate contra o coronavírus nas favelas e periferias do Brasil

 

Lançado em abril de 2020, o #MapaCoronaNasPeriferias é fruto da parceria do Favela em Pauta, com o Instituto Marielle Franco e o Twitter Brasil, e se resume em uma plataforma feita com o objetivo de ser um espaço que permitisse essa sensação de conexão entre cada uma das iniciativas de arrecadação e doação de alimentos e kits de higiene para os mais necessitados no início da pandemia.

Mas não era qualquer campanha que poderia constar no #MapaCoronaNasPeriferias, mas as que surgiam das favelas, periferias, aldeias, assentamentos, quilombos e tantos territórios ou populações negligenciados pelo poder público e que reagiram à pandemia com luta coletiva e muita solidariedade.

Em resumo, o projeto se resumia inicialmente em um mapa de fácil navegação em qualquer dispositivo, onde doadores poderiam encontrar iniciativas próximas de casa. Líderes sociais poderiam cadastrar novas iniciativas e quem precisava de ajuda também tinham a oportunidade de encontrar alguém próximo que estivesse distribuindo doações.

Para a realização do #MapaCoronaNasPeriferias, o apoio do Twitter Brasil foi importante para o lançamento em abril e toda a visibilidade na plataforma durante todo o processo até chegar nas fases seguintes. Já o Instituto Marielle Franco foi vital para a construção da integração com o Google Maps, dos formulários de cadastro e tratamento dos dados gerados.

Números alcançados nas redes e referência no audiovisual

Após o lançamento, a publicação alcançou quase 6 milhões de pessoas e a tag oficial foi postada mais de 20 mil vezes nas primeiras 48h.

Na imprensa, o #MapaCoronaNasPeriferias foi mencionado diversas vezes em mídias tradicionais e independentes. Além de ter sido referenciado na série #NaFiladoSUS, da Bombozila, sobre o movimento chamado de “Nós por Nós”, que ficou marcado nas favelas e periferias do país.

Na Fila do SUS – FAVELA : NÓS POR NÓS – EP.03

Repercussão na mídia e no ambiente acadêmico

A plataforma do #MapaCoronaNasPeriferias chamou a atenção de diversas coordenações, núcleos, alunos e professores de universidades no Brasil e no mundo, a exemplo do projeto Direito e espaço: mobilizando os mapas para a efetivação do direito à cidade”, desenvolvido no âmbito do programa Field Project da FGV Direito Rio, que entrevistou o Favela em Pauta e usou o projeto como objeto de estudos. Como o “Direito e espaço“, outros tantos estudos e artigos acadêmicos também referenciaram o Mapa de alguma forma.

Da mesma forma, o projeto esteve nos mais diversos veículos de comunicação, sejam eles independentes, tradicionais, nacionais ou internacionais. A exemplo do programa “Combate ao Coronavírus” veiculado nas manhãs da Rede Glodo de Televisão durante o período inicial da pandemia, ou também da reportagem audiovisual produzida para as redes sociais pela agência de jornalismo Alma Preta, em parceria com o Favela em Pauta.

Dados gerais do projeto

Abaixo é possível conferir a análise dos dados gerados pelo #MapaCoronaNasPeriferias. A produção desse conjunto de infográficos se deu já no desdobramento do projeto, quando estávamos produzindo a coletânea de reportagens especiais para o site Brasis.org, iniciativa proporcionada também pela parceria entre o Favela em Pauta e o Instituto Marielle Franco, onde reunimos uma equipe de 5 jornalistas, cada jornalista representando um território de cada uma das regiões do país, para trazer histórias sobre o que se passava nas periferias brasileiras nos primeiros meses da pandemia.

Assine a nossa newsletter