
Chegou 2020 e nós queremos convidar você para assinar a newsletter do Favela em Pauta, chamada #RedaçãoFavela. Mensalmente você irá receber no seu e-mail um apanhado de conteúdo feito por profissionais favelados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, além das reportagens do Favela em Pauta.
A partir da newsletter, o Favela em Pauta reforça a narrativa que se contrapõe à estabelecida por grandes empresas de mídia, que enxergam favelas e periferias como desertos de informação. Tratando moradores como sub-população, atendendo aos interesses de governos e patrocinadores poderosos.
O jornalismo de verdade está e é produzido de dentro das favelas, por quem vivencia a notícia e interage com ela no dia-a-dia, não mais por quem simplesmente assiste de fora e resolve contar uma versão adaptada ao gosto de quem paga por ela.
Os profissionais que produzem diariamente jornalismo, conteúdo multimídia, material técnico e científico de qualidade, mas que por muito tempo foram e ainda são tratados apenas como fonte de informação – geralmente a custo zero – que há algum tempo reivindicam esse local de visibilidade e importância.
O #RedaçãoFavela é fruto de conversas que se iniciaram em 2017, quando o Favela em Pauta organizou um grupo de jornalistas e profissionais de comunicação favelados com a intenção de fortalecer o trabalho de cada um, seja através de formação profissional, ou mesmo para ampliar o alcance que cada um tem individualmente.
Em articulação com a ABRAJI, os comunicadores periféricos participaram de um curso sobre jornalismo de dados com foco em bases eleitorais, oferecido pela ABRAJI em parceria com a UNISUAM, em Bonsucesso, na zona norte do Rio.
O fortalecimento do diálogo com a ABRAJI possibilitou a participação de 16 estudantes e profissionais de jornalismo no no 14º Congresso de Jornalismo Investigativo da ABRAJI (2019), em São Paulo. A iniciativa contou com apoio de doadores anônimos e da organização Repórteres Sem Fronteiras, responsável pelo custeio do transporte e estadia dos jovens comunicadores que receberam também os ingressos através da própria ABRAJI para acessar o evento.
O caminho que já percorremos é inspirador, mas com o apoio de cada leitor, sabemos que vamos conseguir voar ainda mais alto. Preencha o formulário abaixo para receber um conteúdo com novas perspectivas. Não enviaremos spam.