“O sonho dela é viver bem velha”: artistas do Agreste e Sertão pernambucano lançam clipe sobre dor e força travesti 0 173

Renna e Gabi Benedita são as travestis multiartistas de Buíque e Arcoverde, Agreste e Sertão pernambucano, que lançaram um clipe sobre o luto, insurgência e a celebração da vida dos corpos trans . Em “Lamento de Força Travesti”, elas trazem a tragicidade e a potência que atravessam suas vidas em performances gravadas no Vale do Catimbau, em Buíque. A produção teve incentivo da Lei Aldir Blanc e contou com uma equipe de produção quase totalmente formada por profissionais do Agreste e Sertão do Estado.

Renna e Gabi enterrando a si mesmas. Foto: Anderson Dinho

Acompanhadas das também travestis Irla Carrie, Samantha Fox, Vinn Amara, RENNA e Gabi Benedita se armam e se amam. Ora vestidas para o combate – em figurino que faz referência direta ao cangaço – ora pisando juntas o barro usado na construção de uma casa de taipa, a sororidade se expressa numa atmosfera de acolhimento e de construção de um mundo onde elas possam “envelhecer e cantar a beleza do corpo marcado de uma travesti”, como diz a letra, composta por Helen Maria.

A paisagem imprime uma estética rural ao clipe, que se soma a alusões fortes do imaginário da cultura popular pernambucana – como as novenas, as rezadeiras e benzedeiras, os santos milagreiros e as brincadeiras do Jaraguá e das Veinhas de Triunfo. A tradição sertaneja, uma das marcas do trabalho de RENNA, no entanto, não abre mão de uma pegada pop dançante e eletrônica contemporânea, que bebe desde o funk ao maculelê, passando pelo coco, vogue e pelo forró rabecado.

O lançamento estava previsto para o dia da visibilidade trans, 29 de janeiro, mas por questões de produção, acabou ficando pro dia da celebração da vida de Renna, catarinense radicada em Pernambuco que veio para potencializar ainda mais toda a arte produzida no interior e que completou 29 anos no dia 08 de fevereiro.

Confira:

Além do videoclipe também faz parte desse projeto a série “O Sonho Dela”. O material complementar ao lançamento de “Lamento de força travesti” é composto por nove mini entrevistas gravadas com travestis que respondem sobre como se imaginam e sonham o futuro.

Créditos/Ficha técnica
Intérpretes: RENNA e Gabi Benedita
Composição: Helen Maria
Produção Musical: Luana Flores
Rabeca: Leticia Coelho
Gravação: Zelo Estúdio
Masterização e Mixagem: Formiga Dub
Argumento: Gabi Benedita, RENNA e Thiago das Mercês
Roteiro: Thiago das Mercês
Elenco: Irla Carrie, Gabi Benedita, RENNA, Samantha Fox e Vinn Amara
Participação: Marli Grecchi
Direção: RENNA
Assistente de Direção: Thiago das Mercês
Direção de Fotografia: Olívia Godoy
Assistente de Fotografia: Kaian Alves
Direção de Arte: Bianca Feitoza
1° Assistente de Arte/Jaraguá: Gustavo Cabriolar
2° Assistente de Arte: Iago Britto
Produção de Objetos: Fausto Paiva
Cenografia: Bianca Feitoza e Fausto Paiva
Direção de Produção: Thays Honorato
Figurinos Gladiadoras do Sertão: Auricélia Siqueira (Ateliê Pedaço de Pano)
Stylists: Zarina Monteiro e Vinn Amara
Make: Júnior Barbosa
Hair: Ana Karla Cavalcanti (Ori Adé Tranças)
Still: Anderson Dinho
Making Off: Taylla Alves
Identidade Visual: Aurora Jamelo
Social Midia: Tainá Kan
Assessoria de Imprensa: Chico Ludermir
Alimentação: Maria Izadora e Nadia Brasil
Hospedagem: EcoSítio Catimbau
Transporte: Carlos Crespo e Jurandir Cirino
Apoio: EcoSítio Catimbau e Sítio Alcobaça
Produção executiva: AMAPÔ Produtora Cultural

*Foto destacada: Anderson Dinho

Assine a nossa newsletter