Primeira temporada do ‘#CaiuNaRede: é fake?’ chega ao fim 0 260

Projeto tem como principal objetivo verificar notícias falsas em parceria com veículos de favela

O último episódio da primeira temporada do projeto “Caiu na rede: é fake?” foi publicado na última sexta-feira (4). A iniciativa foi resultado da parceria entre o Favela em Pauta, a Agência Lupa, o Voz das Comunidades e o Maré de Notícias, com apoio da Fundação Heinrich Böll.  Juntos, os veículos trabalharam no combate à disseminação de fakes news e desinformação nas favelas do Rio de Janeiro. 

O “Caiu na rede: é fake?” foi apresentado pelas jornalistas Amanda Botelho, do Voz das Comunidades, Lia Soares, do Favela em Pauta, e Thaís Cavalcanti, do Maré de Notícias, com edição e roteiros de Lethicia Amâncio, Gracilene Firmino e Matheus Affonso, também jornalistas dos coletivos. A supervisão editorial ficou a cargo da jornalista Karen Melo, que atua também no Voz das Comunidades. 

Ao todo foram 18 episódios que totalizaram 54 checagens de notícias falsas divulgadas em grupos nas redes sociais. As informações foram selecionadas e verificadas seguindo a metodologia de trabalho da Lupa. O conteúdo foi disponibilizado semanalmente nos perfis dos veículos de comunicação, em formato audiovisual no Instagram, e as checagens em texto nos portais.

No Favela em Pauta, o trabalho de checagem na internet ainda não acabou. Além do #CaiuNaRede, o veículo também trabalha em parceria com o Projeto Comprova e mais oito iniciativas jornalísticas no combate à desinformação.

Assine a nossa newsletter